Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa - 2024
Professor Responsável Título Objetivos Ano de início
Alexandro Braga Vieira Um olhar sobre o Estado do Espírito Santo a partir da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva

Trata de um estudo maior que contará com a realização de outros estudos que o integra. Objetiva analisar as implicações da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva de 2008 (PNEE/2008) em municípios do Estado do Espírito Santo, nos seus 10 anos de constituição. Analisa atravessamentos do documento nos seguintes âmbitos: a) formação docente; b) público-alvo; c) atendimento educacional especializado; d) redes de apoio; e) acesso aos currículos escolares; f) financiamento; g) matrícula; h) dentre outros.

2018 
Alexandro Braga Vieira Educação Especial em uma perspectiva inclusiva no estado do Espírito Santo

Esse projeto, pretende entender os impactos do momento político nacional atual, na área da educação e em particular na subárea da educação especial, no que tange às tentativas de continuidades e desmontes dos avanços vividos no período 2008-2016 em Educação Especial, sendo as políticas e movimentos pós ruptura nosso eixo de análise, nesse momento. Buscamos aprofundamento sobre as ações políticas e pedagógicas vividas e planejadas para o período 2021-2023 , especificamente considerando os processos de escolarização de alunos publicado alvo da Educação Especial (PAEE), no estado do Espírito Santo.

2023 
Aline de Menezes Bregonci

Mapeamento da construção de materiais pedagógicos para estudantes com deficiência nos cursos de graduação na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes/ Alegre.

O presente projeto visa identificar as práticas docentes que tem viabilizado a inclusão de estudantes com deficiência, por meio de ações pedagógicas sistematizadas, promovidas pelos professores dos cursos de graduação na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, no município de Alegre. Deste modo, objetivamos identificar essas práticas com uma pesquisa de campo que registre os trabalhos realizados, nos âmbitos de confecção de materiais específicos ou adaptações de materiais já existentes 2019 
Aline de Menezes Bregonci

Cartografando a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó - ES/MG

O presente trabalho pretende cartografar a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó - ES/MG, numa perspectiva comparada, procurando identificar e problematizar as políticas e práticas da Educação Especial envolvendo este público nas escolas locais inclusivas/bilíngues 2019 
Andressa Mafezoni Caetano A Produção Científica sobre a pesquisa-ação na interface com a inclusão escolar: Um estudo comparado internacional

Avançar com o conhecimento científico sobre a pesquisa-ação tendo em vista os múltiplos contextos da produção acadêmico-científica (2000-2023) e seus pressupostos teórico-epistemológicos, por meio da análise de teses e dissertações na área da Educação,com ênfase em inclusão escolar e formação de profissionais do ensino, no Brasil, em Moçambique e em Portugal.

2024 
Andressa Mafezoni Caetano Educação Especial e Inclusiva: a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas.

Contribuir com a formação continuada de professores para a perspectiva de Educação Inclusiva e as práticas pedagógicas com estudantes com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

2023 
Douglas Christian Ferrari de Melo A história da educação de pessoas com deficiência visual: os congressos do século XIX e início do XX e suas relações com questões do presente

A pesquisa tem como objetivo conhecer a trajetória da história da educação de pessoas com deficiência visual a partir dos Congressos do século XIX e início do XX, na relação com o ambiente social da época e com essa educação em tempos atuais. Especificamente, objetiva estudar as determinações sociais, econômicas e políticas da época desses Congressos, relacionando com a história da educação do período no Brasil e no Mundo; traçar uma trajetória histórica da educação desde os Congressos até a atualidade, destacando o processo de conquista do direito à educação pública e as políticas públicas que promoveram o processo de escolarização da pessoa com deficiência na educação básica e conhecer as trajetórias profissionais e a constituição da identidade dos professores de alunos com deficiência visual.

 

2020 
 Douglas Christian Ferrari de Melo Inclusão escolar em tempos de pandemia Esta pesquisa de abordagem metodológica mista (quantitativa-qualitativa), propõe um estudo exploratório e descritivo, a partir da análise documental, com o fito de identificar nos documentos oficiais das Secretarias dos 26 Estados brasileiros, se há, e quais são as orientações para a educação especial na perspectiva inclusiva em tempos de pandemia. Objetiva-se identificar, na visão dos professores quais são os desafios enfrentados para se garantir o acesso e a participação desse alunado nas aulas remotas, assim como as estratégias propostas com vistas a garantir o direito à educação inclusiva 2020-2024 
Edson Pantaleao Alves Educação Especial no ensino superior em contextos latinoamericanos

Investigar, em diferentes contextos latinoamericanos, a interface: Educação Especial e Ensino Superior, focalizando os processos políticos institucionais que possibilitam o acesso e a permanência, com qualidade, de estudantes com deficiência no contexto universitário. A investigação tem como foco os processos de ingresso, acessibilidade, permanência e conclusão do curso de graduação.

2024 
Euluze Rodrigues da Costa Junior Trajetória de estudantes surdos em contextos brasileiros e mexicanos: um estudo comparado sobre formação, políticas e práticas Analisar as formações, as políticas e as práticas desenvolvidas na educação de surdos nos contextos brasileiro e mexicano 2024 
Hiran Pinel Educação Especial Inclusiva, a Pedagogia e Classe Hospitalar e a Domiciliar: estudos fenomenológicos

Produzir conhecimentos  nas esferas da Pedagogia Hospitalar e Domiciliar, bem como da Educação Especial (escolar e não-escolar), Educalção Social e Psicopedagogia Clínica e institucional.

2022 
Isabel Matos Nunes A Educação Especial na região norte do ES: Gestão, Política e Formação

Trata-se de um estudo que objetiva analisar a gestão da educação especial no Norte do Estado do Espírito Santo (São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário e Jaguaré), considerando a garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação.

2018 
Keila Cardoso Teixeira Aquisição de linguagem e educação linguística da criança surda Explorar compreensões sobre educação bilíngue e problematizar as formas como ela foi apropriada pelo campo da educação de surdos 2023 
Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Tradução dos documentos históricos: silenciamentos na educação de surdos

Este projeto tem como objetivo discutir a história da educação de surdos a partir da tradução de documentos históricos de congressos na área da educação de surdos entre 1879 a 1900. O projeto tem como objetivo central conhecer as condições históricas de existência, resistência e luta dos surdos para que as Línguas de Sinais ocupem o protagonismo na educação desses sujeitos e analisar o impacto social da sua existência em tempos onde o método oral puro é tido como o método correto para a educação dos surdos no final do século XIX e início do século XX.

2019 
Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Tradutores/ Intérpretes de Línguas de Sinais: políticas, práticas e processos de formação no ensino superior Este projeto de pesquisa tem como objetivo central conhecer as condições de implementação e impacto social e profissional dos cursos de formação de tradutores e intérpretes de Libras em nível superior por meio de estudo comparado nacional e internacional 2018 
Mariangela Lima de Almeida Análise comunicativa da produção científica em pesquisa-ação: um estudo comparado em países lusófonos

Analisar o potencial da pesquisa-ação para a transformação social/educacional, considerando seus pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos na contribuição para o avanço do conhecimento científico na área da educação na interface com outras áreas do conhecimento, com vistas a assegurar que a produção científica tenha impacto na construção de políticas públicas educacionais, com ênfase nas áreas de inclusão escolar e formação de profissionais da educação em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

2022 
Mariangela Lima de Almeida A produção cientifica sobre pesquisa-ação na interface com a inclusão escolar: um estudo comparado internacional Aprofundar sobre as diferentes abordagens teórico-metodológicas dos estudos em Educação, considerando que a pesquisa-ação se institui com diferentes perspectivas e intencionalidades; compreendendo que na pesquisa-ação há diferentes modos de ação e colaboração, a proposta dedica-se a elaborar um método de análise que permita captar as racionalidades explícitas e implícitas na produção científica. 2022 
Edson Pantaleão Alves Práticas pedagógicas e de gestão escolar constituintes dos processos educativos inclusivos em realidades brasileiras e mexicanas A pesquisa focaliza questões relativas à condição socioeconômica vivida por estudantes e docentes, ao planejamento e ao uso da estrutura física das instituições de ensino, às propostas e aos planos de ação conduzidos pelas equipes de gestão escolar, aos modos de organização do trabalho dos profissionais do ensino, à produção e utilização de materiais e/ou de recursos específicos/especializados nas praticas pedagógicas, às formações dos e das profissionais que atuam com estudantes com deficiência, com transtornos do espectro autista e/ou com altas habilidades/superdotação.

2023 

Rita de Cássia Cristofoleti

A Educação Especial no contexto das práticas pedagógicas: contribuições de L.S. Vigotski

O presente estudo se propõe a pesquisar as práticas pedagógicas realizadas nas salas de aulas do ensino comum e nas salas de recursos (AEE) de escolas e instituições educacionais do município de São Mateus/ES e municípios do norte capixaba, a fim de analisar os recursos metodológicos e as tecnologias assistivas utilizadas que promovem a aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial 2020 
Sonia Lopes Victor Análise da produção científica do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizados no período de 2010 a 2018 O objetivo da pesquisa é analisar a produção científica do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizados no período de 2010 a 2018. Como objetivos específicos, a pesquisa apresenta: 1) caracterizar a produção científica dos seminários; 2) verificar a evolução da produção científica relativa aos eixos temáticos do evento em suas diferentes edições; 3) comparar a produção científica relacionadas nos eixos temáticos do evento ao estado do conhecimento de sua produção científica; 4) avaliar as contribuições da produção científica do evento para a educação especial na educação básica em relação aos seus avanços, desafios e tendências. 2020 
Sonia Lopes Victor Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva O projeto tem como objetivo desenvolver Formação de 63 mil professores e de 106 mil gestores em educação especial na perspectiva inclusiva pela rede nacional de formação (RENAFOR). Para tanto, suas ações e metas são:META 1: Desenvolver e Implementar Curso de Pós-Graduação em Rede sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;META 2: Formar 63 mil professores e 106 mil gestores em Curso de Pós-Graduação sobre Educação Especial e Inclusiva META 3: Promover Práticas Pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva na formação de professores e gestores.META 4: Avaliar e Certificar os 169 mil participantes META 5: Monitorar e avaliar o programa 2024 
Vitor Gomes Diálogos com a fenomenologia na educação Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo divulgar e promover o método fenomenológico de pesquisa na educação realizando atividades de extensão, formações em serviço, elaboração de artigos, produções audiovisuais, grupos de estudo, cursos de extensão e outras possibilidades. 2022 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910